Fonte: portalamazonia.com
A Região Amazônica é rica em plantas das mais variadas espécies, entre elas destacamos as ervas medicinais. Transformar os canteiros já existentes em um viveiro para produção e doação de mudas medicinais, este foi o real objetivo do projeto denominado “Educação ambiental e saberes Populares Para a Preservação de Espécies de Valor Medicinal – Fase II”, da Escola Estadual Profª. Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima, do município de Itacoatiara no Amazonas.
A pesquisa foi realizada por seis jovens pesquisadores e contou com apoio do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com a parceria da Secretaria do Estado de Educação (Seduc).
A professora coordenadora da pesquisa, Janice Castro, conta os métodos de pesquisa para que o projeto tivesse êxito. “O projeto se iniciou com os alunos assistindo uma palestra sobre “Educação Ambiental”, outro tipo de pesquisa foi através de literatura biológica, revistas, internet e outros. O cultivo de 20 plantas medicinais nas residências de 5 famílias voluntárias também foi de grande ajuda, fazendo assim a constução de um canteiro para a plantação de outras mudas, colocando os alunos na pratica mesmo”.
Conscientização ambiental
O trabalho de educação ambiental realizado na escola, levou os bolsistas a construírem o conhecimento a respeito do alvo da pesquisa, criando a conscientização de que é preciso conhecer para valorizar. O alvo do projeto era preservar não apenas as plantas medicinais, mas também o ambiente como um todo.
Segundo a coordenadora os alunos e as famílias contribuíram efetivamente para que a conclusão fosse feita. Os alunos neste projeto resgataram os canteiros domésticos através das doações de mudas feitas pela equipe e se tornando multiplicadores dessa cultura, que é uma tradição milenar e mantém viva a sabedoria dos povos da floresta que são indiscutivelmente de grande relevância contemporânea.
A pesquisa foi realizada por seis jovens pesquisadores e contou com apoio do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com a parceria da Secretaria do Estado de Educação (Seduc).
A professora coordenadora da pesquisa, Janice Castro, conta os métodos de pesquisa para que o projeto tivesse êxito. “O projeto se iniciou com os alunos assistindo uma palestra sobre “Educação Ambiental”, outro tipo de pesquisa foi através de literatura biológica, revistas, internet e outros. O cultivo de 20 plantas medicinais nas residências de 5 famílias voluntárias também foi de grande ajuda, fazendo assim a constução de um canteiro para a plantação de outras mudas, colocando os alunos na pratica mesmo”.
Conscientização ambiental
O trabalho de educação ambiental realizado na escola, levou os bolsistas a construírem o conhecimento a respeito do alvo da pesquisa, criando a conscientização de que é preciso conhecer para valorizar. O alvo do projeto era preservar não apenas as plantas medicinais, mas também o ambiente como um todo.
Segundo a coordenadora os alunos e as famílias contribuíram efetivamente para que a conclusão fosse feita. Os alunos neste projeto resgataram os canteiros domésticos através das doações de mudas feitas pela equipe e se tornando multiplicadores dessa cultura, que é uma tradição milenar e mantém viva a sabedoria dos povos da floresta que são indiscutivelmente de grande relevância contemporânea.
Foto: Divulgação/PCE
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